23 de Outubro de 2018, 16:02

Reserva Biológica Mata Paludosa tem regularização fundiária concluída09/03/2015

Fonte: Neemias Freitas
Documento foi entregue na sede da SEMA
Documento foi entregue na sede da SEMA - Foto: Neemias Freitas

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pelini e a responsável pelo Sistema Integrado de Regularização Ambiental, Maria Isabel Stumpf Chiappetti receberam o coordenador da área ambiental da Transportadora Gasoduto Bolívia Brasil, Ruy Sarno. O ato marcou o encerramento das ações de medida compensatória que beneficiaram a Reserva Biológica Mata Paludosa, em Itati no litoral norte do Estado. 

Conforme termo, assinado pela Transportadora, Fepam e Sema, o empreendedor deveria destinar meio por cento do investimento para a compensação ambiental. “Os recursos foram aplicados para a implantação de uma unidade de conservação de proteção integral”, explicou Maria Isabel. 

Ao todo foram adquiridos 11 lotes, totalizando aproximadamente 96 hectares. A aquisição dos imóveis ocorreu por meio de recursos de medidas compensatórias provenientes do processo de licenciamento do Gasoduto Bolívia–Brasil, que passa por 14 municípios gaúchos. Com o recurso que a Unidade de Conservação tinha disponível foi possível a aquisição de propriedades. 

A Mata Paludosa é a única Unidade de Conservação do Estado que protege áreas de transição entre os ambientes de encosta e baixada, abrigando remanescentes de mata Paludosa (floresta formada sobre solos bastante úmidos, entremeada à vegetação de banhados). Nessa formação, há uma grande quantidade de epífitas, principalmente bromélias e orquídeas, bem como expressivas populações de palmeiras, destacando-se o palmito-juçara (Euterpe edulis), a gamiova (Genoma gamiova) e a guaricana (Genoma Schottiana), todas ameaçadas de extinção. Exerce papel fundamental na conservação de espécies da fauna, principalmente anfíbios e aves, que só existem nesse tipo de ambiente.

FZB - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP: 90.690-000 - Porto Alegre - RS

Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h

Fone: (51)3320-2016

  • Listas de espécies ameaçadas
  • ZEE RS
  • Central do Cidadão
  • Jardim Botânico 60 Anos
  • JB Cursos e Oficinas
 

Comunicação

 

Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP 90.690-000 - Porto Alegre - RS

Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h

Fone: (51)3320-2016

E-mail: comunica@fzb.rs.gov.br

 

Desenvolvido pela PROCERGS    |    Termos de uso