13 de Dezembro de 2018, 12:13

Projeto RS Biodiversidade lança obras para orientar conservação ambiental no RS31/03/2016

Fonte: Neemias Freitas
Publicações envolveram instituições parceiras
Publicações envolveram instituições parceiras - Foto: Sérgio Bavaresco

A Fundação Zoobotânica (FZB) realizou nesta quarta-feira(30), através do Projeto RS Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), o lançamento de cinco publicações (Nosso Pampa Desconhecido, A vida no Butiazal, Cactos do Rio Grande do Sul, Natureza em Revista, Cores e Formas do Bioma Pampa). Os livros foram desenvolvidos em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Embrapa Clima Temperado.

As obras trazem um resumo das ações desenvolvidas por pesquisadores da FZB e instituições parceiras. Todas as atividades enfocaram aspectos relativos à biodiversidade do Estado, buscando dar ênfase às maneiras de utilizá-la racionalmente. O material será usado, por prefeituras parceiras do projeto, como subsídio para o uso sustentável dos recursos naturais por agricultores, moradores de áreas rurais, além da comunidade acadêmica.

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ana Pellini afirmou que um dos grandes produtos das publicações foi a integração entre prefeituras, sindicatos rurais e universidades. “Precisamos investir no conhecimento e nos zoneamentos como instrumentos de planejamento ambiental envolvendo a sociedade como um todo”, avaliou. Pellini acrescentou ainda que o resultado demonstra que é preciso o trabalho conjunto que resulte em efetivo controle ambiental.

O presidente da Fundação Zoobotânica ressaltou a importância do trabalho desenvolvido com a coleta e divulgação informações através das obras. “Este acompanhamento da nossa biodiversidade significa termos subsídios para as tomadas de decisões logo à frente. É ele que nos dá segurança de que estamos conservando o meio ambiente”, salientou.

Para o coordenador do Projeto RS Biodiversidade na SEMA, Dennis Patrocínio o objetivo do programa foi alcançado na medida em que a comunidade dos municípios envolvidos se integrou ao programa e compreendeu a necessidade dos estudos. Segundo a coordenadora do Projeto na FZB, Luiza Chomenko, as publicações vão de encontro da busca da sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental deste conjunto ecossistêmico.

Também participaram do evento os deputados Adilson Troca, João Reinelli e Jeferson Fernandes; o secretário municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre, Mauro Moura; o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, promotor de justiça, Daniel Martini; o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli e a especialista Ambiental do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Bernadete Lange.

Publicações lançadas:

- Natureza em revista – neste registro estão sendo apresentados resultados de oito ações desenvolvidas entre a FZB, Fepagro e Embrapa – Clima Temperado envolvendo mais de 20 profissionais.

- Cactos do Rio Grande do Sul - obra ricamente ilustrada, com detalhamento das espécies de cactos do Estado e que servirá de guia para os interessados pelo tema.

- Nosso pampa desconhecido - livro com enfoque sócio-ambiental que aborda com a colaboração de vários autores, temas como biodiversidade, arquitetura no pampa, elemento humano - gaúcho, atividades produtivas e transformações no pampa.

- A vida no Butiazal - refere-se aos ambientes de butiazais e sua fauna associada. Publicação organizada pela Embrapa Clima Temperado.

- Cores e formas no Bioma Pampa - Gramineas Ornamentais Nativas - tem enfoques técnico-científicos e também capítulos adicionais sobre o emprego das gramíneas em decoração, paisagismo e artesanato. Esta é uma nova publicação da série cores e formas do Bioma Pampa, organizada pela Embrapa Clima Temperado.

FZB - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP: 90.690-000 - Porto Alegre - RS

Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h

Fone: (51)3320-2016

  • Listas de espécies ameaçadas
  • ZEE RS
  • Central do Cidadão
  • Jardim Botânico 60 Anos
  • JB Cursos e Oficinas
 

Comunicação

 

Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP 90.690-000 - Porto Alegre - RS

Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h

Fone: (51)3320-2016

E-mail: comunica@fzb.rs.gov.br

 

Desenvolvido pela PROCERGS    |    Termos de uso