24 de Agosto de 2017, 03:46

Secretário de Saúde de Porto Alegre acompanha atividades da FZB22/09/2016

Fonte: Neemias Freitas/PMPA
Ritter visitou o serpentário da FZB
Ritter visitou o serpentário da FZB - Foto: Cristine Rochol/PMPA

Com a chegada da primavera e das temperaturas elevadas, aumentam as possibilidades de contato com serpentes e cobras. Em caso de mordida o paciente precisa procurar imediatamente o serviço de saúde. Em Porto Alegre um dos locais referência para o tratamento deste tipo de ocorrência é o Hospital de Pronto Socorro (HPS). No primeiro semestre deste ano o HPS registrou 34 casos de mordidas de serpentes. No local, ospacientes encontram o soro antiofídico - essencial para combater os efeitos causados por um incidente com serpentes.

No dia 22 de setembro, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, acompanhou a extração de peçonha para a produção do soro, na Fundação Zoobotânica (FZB). Juntamente com o presidente da FZB, Luiz Fernando Branco, conheceu a estrutura da instituição.

Durante a atividade, foi extraída peçonha de quatro espécies que ocorrem no Rio Grande do Sul: jararaca, jararaca-pintada, cruzeira e cascavel. A FZB mantém desde 1988 um serpentário científico onde são criadas mais de 350 serpentes peçonhentas, e que é destinado à extração de veneno. A peçonha é utilizada na produção de soro antiofídico e diversas pesquisas.

Em 2015 foram extraídos 16,8 gramas de veneno de serpentes. A quantidade é suficiente para a confecção de 33 mil ampolas do medicamento, e pode salvar a vida de quatro mil pessoas envenenadas. A FZB é a única instituição do sul do Brasil fornecedora de veneno para a produção de soro antiofídico e para prospecção de princípios ativos com potencial medicinal.

FZB - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP: 90.690-000 - Porto Alegre - RS

Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h

Fone: (51)3320-2016

  • Listas de espécies ameaçadas
  • ZEE RS
  • Central do Cidadão
  • Portal Transparência
  • XIII Jornada de Iniciação Científica
 

Comunicação

 

Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP 90.690-000 - Porto Alegre - RS

Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h

Fone: (51)3320-2016

E-mail: comunica@fzb.rs.gov.br

 

Desenvolvido pela PROCERGS    |    Termos de uso