20 de Outubro de 2017, 14:02

OSPA CELEBRA A PRIMAVERA COM CONCERTO ESPECIAL NO JARDIM BOTÂNICO27/09/2017

Maestro Evandro Matté
Maestro Evandro Matté - Foto: Fonte: OSPA

Depois de seis anos sem apresentar concertos no Jardim Botânico da Capital gaúcha, a Ospa, em parceria com a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), leva o tradicional Concerto de Primavera de volta ao local. No dia 1º de outubro, domingo, às 18h, o maestro Evandro Matté conduz os músicos, ao ar livre, em um programa repleto de trechos de óperas, danças e obras relacionadas a esta época do ano. O evento é aberto ao público, tem entrada franca e conta com os solos de Raquel Fortes (soprano) e André Carrara (pianista).

 

O maestro Evandro Matté, que é também diretor artístico da Ospa, comenta a importância do concerto na Temporada 2017: “Entre as grandes orquestras do Brasil, a Ospa é uma das que mantêm uma programação mais diversificada. Realizamos concertos em vários locais da cidade e do Estado, abrangendo diferentes públicos. Nada mais sintonizado com nosso perfil do que retornar a um espaço tão importante e querido de Porto Alegre – o Jardim Botânico –, em um grande evento ao ar livre”.

 

Sobre o Programa

 

Duas obras que retratam a Primavera integram o repertório da apresentação. Uma delas é “Vozes da Primavera”, valsa de Johann Strauss II (1825-1899), e a outra é “Primavera Porteña” de Astor Piazzolla (1921-1992) – parte do conjunto “Quatro Estações Portenhas” do compositor argentino. Desse grupo de obras, a orquestra também toca “Invierno Porteño”.

 

O famoso primeiro movimento da Sinfonia nº 5 de Ludwig van Beethoven (1770-1827) é uma das primeiras atrações do fim de tarde. Óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901) serão homenageadas – as Aberturas de “La Forza del Destino” e de “Nabucco” estão na lista, além de “Caro Nome”, ária de “Rigoletto”. Raquel Fortes faz os solos dessa última, encarnando a personagem Gilda. A soprano participa, ainda, da interpretação da famosa ária “A Rainha da Noite” de “A Flauta Mágica”, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

 

A música latino-americana não fica de fora da seleção. A dançante “Malambo”, parte da “Suite Estancia” do argentino Alberto Ginastera (1916-1983), e o “Tico-tico no Fubá” de Zequinha de Abreu (1880-1935) (Arranjo: Jambere), uma das melodias símbolo da música brasileira, aparecem no programa. André Carrara, pianista da Ospa, faz uma participação especial como solista desta última obra. A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

 

Concerto de Primavera da Ospa - Realização em parceria com a Sema e o Banrisul

Quando: Dia 1º de outubro de 2017, domingo

Horário: 18h

Local: Jardim Botânico (Rua Dr. Salvador França, 1427, Porto Alegre, RS)

ENTRADA FRANCA PARA O CONCERTO APÓS AS 17HS – ANTES DESTE HORÁRIO SERÁ COBRADA TARIFA USUAL.

 

PROGRAMA

Giuseppe Verdi: Abertura de “La Forza del Destino”

Ludwig van Beethoven: Sinfonia nº 5 (1º Movimento)

Giuseppe Verdi: Abertura de “Nabucco”

Giuseppe Verdi: “Caro Nome”, da ópera “Rigoletto”

Johann Strauss II: Vozes da Primavera

Astor Piazzolla (Arr.: José Bragato): Invierno Porteño e Primavera Porteña

Wolfgang Amadeus Mozart: “Rainha da Noite”, da ópera “A Flauta Mágica”

Alberto Ginastera: Malambo

Zequinha de Abreu (Arr.: Jambere): Tico-tico no Fubá

 

Regente: Evandro Matté (Brasil)

Solistas: Raquel Fortes (soprano) e André Carrara (piano)

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Ospa - Mariana Sirena

FZB - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP: 90.690-000 - Porto Alegre - RS

Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h

Fone: (51)3320-2016

  • Listas de espécies ameaçadas
  • ZEE RS
  • Central do Cidadão
  • Portal Transparência
  • Livro de Resumos XIII JIC
 

Comunicação

 

Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP 90.690-000 - Porto Alegre - RS

Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h

Fone: (51)3320-2016

E-mail: comunica@fzb.rs.gov.br

 

Desenvolvido pela PROCERGS    |    Termos de uso