Em reunião na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), foi criado nesta quinta-feira (24), um grupo permanente para ações entre órgãos estaduais e federais com o objetivo de reforçar a fiscalização das atividades mineradoras no Rio Jacuí, além dos cuidados ambientais no Delta.
A exposição "Banhados: ecossistemas ameaçados" fica até o final de fevereiro na sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, situada na Praça Luís Martins, nº 30, em Mostardas. A mostra fala sobre a importância da conservação desse ecossistema no Rio Grande do Sul por meio de 10 painéis e uma maquete com 32 principais áreas úmidas do Estado.
Coordenadores dos subprojetos vinculados à Rede de Pesquisa em Biodiversidade dos Campos Sulinos realizaram a primeira reunião de planejamento na manhã do dia 11 de janeiro, no Campus do Vale, da UFRGS.
O Diário Oficial do Estado publicou no dia 02 de janeiro a Lei nº 14.187, do dia 31 de dezembro de 2012, que institui o novo Plano de Empregos, Funções e Salários dos funcionários da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Horto Florestal do Litoral Norte (HFLN), fará, durante o verão 2012/2013, a doação de mudas nativas todos os domingos à tarde (das 14h às 17h) na Praça da Coruja, em Tramandaí.
Após dois anos à frente da direção geral da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Marco Aurélio Corrêa deixa a função para assumir um novo desafio na área da gestão ambiental. Ele passará a comandar, a partir de 2 de janeiro de 2013, a Secretaria do Meio Ambiente de Canoas.
Ao longo dos meses de outubro e novembro de 2012, alunos de seis escolas do município de Barão do Cotegipe, na região do Alto Uruguai do Estado, tiveram a oportunidade de descobrir a importância da flora nativa e, também, como podem contribuir para a preservação e o repovoamento de plantas ameaçadas de extinção. Com a orientação dos professores e técnicos, as crianças aprenderam sobre a araucária e divertiram-se ao criar viveiros nos pátios dos colégios.
Em sessão extraordinária realizada na Assembleia Legislativa, na quarta-feira (19), os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei, do Executivo, que concede 60% de gratificação aos guarda-parques, que atuam no zelo das Unidades de Conservação (UCs) do Rio Grande do Sul. No dia 6 deste mês, o secretário Helio Corbellini havia comunicado a representantes da categoria (foto) o encaminhamento do projeto de lei ao Parlamento.
O Parque Zoológico e o Jardim Botânico não irão funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Nos outros dias estarão abertos para visitação das 8h às 17h. A Sala de Exposição do Museu e o serpentário não abrirão nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro. Nos dias 22 e 29 de dezembro irão funcionar normalmente das 10h às 12h e das 13h às 17h.
Funcionários da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul terão um novo Plano de Empregos, Funções e Salários com a aprovação do PL260/ 2012, na manhã de terça-feira (19), na Assembleia Legislativa. "Sem dúvida, é o projeto mais importante para os servidores da FZB em sua história", disse Arlete Pasqualetto, presidente da instituição que completa 40 anos no próximo dia 22 de dezembro.
Rua Dr. Salvador França, 1427
CEP: 90.690-000 - Porto Alegre - RS
Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h
Fone: (51)3320-2016
Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul
Rua Dr. Salvador França, 1427
CEP 90.690-000 - Porto Alegre - RS
Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h
Fone: (51)3320-2016
E-mail: contato-dpmcc@sema.rs.gov.br